segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

NATUREZA BRASIL - Projeto TAMAR


Projeto TAMAR é um projeto que luta pela preservaçao das tartarugas-marinhas, que estão ameaçadas de extinção.
O nome TAMAR é uma contração das palavras TArtaruga e MARinha, necessária, no início da década de 1980, para a confecção das pequenas placas de metal utilizadas para a identificação dos espécimes pelo Projeto, para estudos de biometria, monitoramento das rotas migratórias e outros. Desde então, o nome passou a designar o Programa Brasileiro de Conservação das Tartarugas Marinhas, executado pelo ICMBio, através do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Tartarugas Marinhas, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. O projeto Tamar tem vários patrocinadores como: a tortuguita, cristal, samarco, TOTVS, prefeitura da mata de sao joao, prefeitura de Ubatuba, governo do espirito santo, iema, deten química S.A, bradesco seguros, arcelor mittal, santuario ecologico de pia, governo de itarema, OAS empreendimentos, ICM BIO MMA; E tambem tem o apoio do bradesco capitalização.

O que o Tamar faz

Missão do Projeto Tamar
O Tamar surgiu com um verbo de proteger tartarugas-marinhas que estão ameaçadas de extinção no litoral brasileiro. Com o tempo, porém, percebeu-se que os trabalhos não poderiam ficar restritos às tartarugas, pois uma das chaves para o sucesso desta missão seria o apoio ao desenvolvimento das comunidades costeiras, de forma a oferecer alternativas econômicas que amenizassem a questão social, diminuindo assim a caça das tartarugas-marinhas para a sua sobrevivência. O Tamar também protege Tubarões e outras espécies de Vida Marinha.


Almofala - CE

Acesso Projeto Tamar, 151. ITAREMA CEARÁ
Tel: (88) 3667-2020
E-mail: tamarce@tamar.org.br
Aberto de segunda a sábado, 8h às 11:30h e 14h às 17h. Domingos, 8:30h às 17h.
Atendimento para escolas e grupos especiais: de quinta a domingo. Agende sua visita pelo telefone ou e-mail.
O Centro de Visitantes de Almofala fica na única base do Tamar no Ceará, município de Itarema, litoral oeste do Estado a 190km da capital, Fortaleza. Foi criada em 1992,  em uma importante área de alimentação e corredor migratório para as espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil. Almofala é uma importante comunidade pesqueira. A população de cerca de 13 mil habitantes é formada principalmente por descendentes dos índios Tremembé, que vivem da pesca artesanal. Os currais se destacam entre as artes de pesca mais praticadas na região, seguidos das redes de espera para peixes e caçoeiras para lagostas. O Tamar trabalha junto a pescadores da região para proteger as tartarugas capturadas incidentalmente por essas pescarias.

MAPA GERAL:


Nenhum comentário:

Postar um comentário