quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

SAÚDE 2015 - A velhice começa aos 27 anos

De acordo com cientistas, a velhice começa aos 27 anos, quando nossas capacidades mentais começam a definhar. O ponto mais alto de nossa habilidade mental é aos 22 anos. Então ela se mantém estável por cinco anos até começar a decair. Para o professor condutor da pesquisa, Timothy Salthouse, os resultados indicam que os tratamentos desenvolvidos para controlar o envelhecimento mental devem ser iniciados muito antes, enquanto os sinais de esgotamento cognitivo ainda não estão tão visíveis.
“Os resultados mostraram que o início do declínio da capacidade cognitiva acontece entre os 20 e os 30 anos, mesmo em pessoas saudáveis” declara Salthouse.
O estudo contou com a ajuda de 2 mil voluntários, homens e mulheres, durante sete anos. As pessoas tinham entre 18 e 60 anos e deviam resolver quebra-cabeças, lembrar de histórias e de palavras e reconhecer padrões em números e em letras.
Testes similares são usados para diagnosticar outras dificuldades mentais, declínios ou doenças, incluindo a demência.
A pesquisa, que aconteceu na Universidade de Virginia, nos EUA, mostrou que nove a cada doze testes indicavam que o ápice da capacidade mental fora alcançada aos 22 anos.
A primeira idade, o marco, em que os “scores” começavam a baixar significativamente foi aos 27 anos.
No entanto, habilidades que exigem um conhecimento “cumulativo” provadas através de testes de vocabulário, ou então através de perguntas de conhecimento geral, mostraram-se crescentes até os 60 anos.
O número 27 é encarado por alguns como um marco negativo – claro, sem se basear em dados científicos – afinal, é a idade na qual muitos músicos famosos morreram. Dentre eles estão Jimi Hendrix, Jim Morrison, Brian Jones, Janis Joplin e Kurt Cobain. 
O que você já perdeu (ou logo vai perder) 

Quando uma pessoa completa 30 anos, o cérebro já apresenta uma sensível queda de desempenho

Memória - -17%

Velocidade mental - -27,3%

Raciocínio lógico - -37,5%

Inteligência espacial - -50%

Nenhum comentário:

Postar um comentário