1: Dirija com cuidado
Dirigir com cuidado não é apenas dirigir com segurança; é também sobre como cuidar bem do seu carro. Por exemplo, você não deve sair cantando pneus e dirigir em altas velocidades. Isto causa deterioração do seu motor, do sistema de direção e dos pneus, especialmente quando estiver fazendo muito frio ou muito calor e vai provocar consertos mais frequentes. Ao contrário, acelere mais devagar, observe os limites de velocidade e evite os buracos para manter o seu carro em boa forma.
2: Não se esqueça do filtro de ar
Lembre-se de trocar o filtro de ar a cada 10 ou 15.000 milhas (aproximadamente 16.600 a 24.000 km) para evitar que sujeira e todos os tipos de poluentes entrem no seu motor. Além disso, um filtro de ar sujo irá diminuir a economia de combustível do seu carro.
3: Troque o óleo periodicamente
O óleo do motor é importante: ele age como lubrificante e ajuda a resfriar o cabeçote do seu motor. O óleo, inevitavelmente, fica sujo e perde a viscosidade, razão pela qual ele precisa ser trocado periodicamente. Se você comprou o seu carro nos últimos sete anos, então você não precisa seguir a recomendação de troca-lo a cada 3.000 milhas (aproximadamente 5.000 km). Olhe então no manual do proprietário para seguir as instruções.
4: Verifique regularmente a pressão dos pneus
Não confie na pressão dos pneus. Verifique-a regularmente. Se você mantiver a pressão adequada dos pneus, eles durarão mais e você evitará que eles se gastem de maneira desigual. A pressão adequada dos pneus irá também aumentar a economia de combustível do seu carro.
5: Mantenha o nível do fluído de transmissão
Consertar uma transmissão quebrada custa os olhos da cara. Para cuidar bem da sua caixa de câmbio, verifique regularmente o nível do fluído de transmissão, com o motor em ponto morto. Lembre-se também de trocar este fluído e o seu filtro a cada 30.000 milhas (aproximadamente 50.000 km), ou o que recomendar o seu manual do proprietário.
6: Faça uma regulagem do motor de tempos em tempos
O termo regulagem é algo antiquado e se aplica aos carros mais antigos, que requerem ajustes da faísca de ignição e da mistura de combustível, além de trocar as velas, os filtros de combustível e de óleo e os fios do motor de arranque e o cabo das velas. Nos carros mais modernos, a regulagem geralmente envolve novos filtros de ar e de combustível e trocar as velas e os cabos, além de limpar o conjunto do acelerador e os bicos dos injetores de combustível; completar também o nível do fluído de transmissão. Verifique o seu manual do proprietário para ver com que frequência.
7: Verifique a correia dentada
A correia dentada sincroniza o eixo de comando de válvulas e o virabrequim. Ela normalmente precisa ser trocada a cada 60.000 a 105.000 milhas (aproximadamente 95.000 a 170.000 km), mas você não precisa esperar que o seu carro atinja essa quilometragem. Inspecione a correia dentada com frequência, para ver se ela ainda está em boas condições. Não espere que ela se desgaste. Quando ela quebrar, o motor para.
8: Alinhe as suas rodas
Você deve examinar o alinhamento das suas rodas a cada 30.000 milhas (aproximadamente 50.000 km), sempre que você substituir partes do conjunto de direção ou após comprar novos pneus. Se você não fizer isto, a sua direção será bastante afetada. A direção ficará mais pesada e irá puxar para um lado. Os seus pneus irão se desgastar de maneira desigual.
9: Faça manutenção da sua bateria
A bateria do seu carro pode não necessitar de tanta atenção como antigamente, mas, você ainda precisa cuidar dela. Mantenha-a limpa, especialmente os terminais, para ter certeza de que há bom contato com os cabos. Aplique uma fina camada de gordura (vaselina, por exemplo) nos terminais (polos) para protegê-los de ferrugem. Inspecione a bateria para ver se ela não tem dilatações ou rachaduras. Talvez, se tiver, ela precise ser substituída.
10: Verifique a pintura
A pintura protege contra a ferrugem. Para proteger o exterior do seu carro, guarde-o protegido do sol, preferentemente numa garagem. Procure sempre estacionar na sombra. A proteção da poeira e da ferrugem não é suficiente; procure evitar humidade e solavancos.
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