terça-feira, 25 de agosto de 2015

SAÚDE 2015 - Campanha contra a pólio vacina 6,4 milhões de crianças

Para atingir a meta, o Ministério da Saúde, estados e municípios ainda precisam vacinar 6,3 milhões de meninos e meninas de seis meses a cinco anos
Dez dias após iniciar a Campanha Nacional contra a Poliomielite, 6,4 milhões de crianças já foram imunizadas. Porém, ainda precisam ser vacinadas mais 6,3 milhões. A expectativa é vacinar, pelo menos, 12 milhões de crianças entre seis meses e cinco anos incompletos, o que representa 95% do público-alvo, formado por 12,7 milhões de crianças até o dia 31 de agosto. Vale destacar que todas as crianças nessa faixa-etária devem ser imunizadas, mesmo que já tenham completado o esquema vacinal contra a pólio. Neste caso, a dose servirá como reforço à proteção.

O objetivo da campanha, iniciada dia 15, é manter o País livre da pólio – o último caso da doença foi registrado em 1989. Em 1994, o Brasil recebeu da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) a Certificação de Área Livre de Circulação do Poliovírus Selvagem. Entretanto, como alguns países da África e Ásia ainda apresentam casos da doença, é essencial manter a população vacinada, para garantir que a paralisia permaneça erradicada no Brasil.
A poliomielite, ou paralisia infantil, é uma doença infectocontagiosa grave causada pelo poliovírus. Na maioria dos casos, a criança não morre, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia irreversível, principalmente nas pernas. A transmissão se dá, em geral, por via oral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário