Com a recarga de chuvas, 22 municípios cearenses têm abastecimento de água garantido até 2018, segundo a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece). O alívio momentâneo se deveu às precipitações concentradas sobre pequenos mananciais. Contudo, o Estado se mantém em situação crítica, com 9,1% de água da capacidade total de armazenamento e 27 municípios e localidades com restrições de abastecimento.
“O açude Tejuçuoca estava quase secando e pegou muita água”, exemplifica o diretor de Unidade de Negócio do Interior da Cagece, Helder Cortez. “O (açude) Várzea da Volta tirou duas cidades do racionamento”, continua o gestor, mencionando os municípios de Coreaú e Moraújo, que estão na lista dos que têm água até o próximo ano.
Municípios
Ao todo, os municípios beneficiados pelas chuvas foram, além de Tejuçuoca, Coreaú e Moraújo: Altaneira, Antonina do Norte, Canindé, Caridade, Forquilha, General Sampaio, Graça, Independência, Irauçuba, Maranguape, Martinópole, Mucambo, Pacujá, Paramoti, Pires Ferreira, Reriutaba, Senador Sá, Uruoca e Varjota. Helder Cortez, da Cagece, admitiu que ainda há problemas, por exemplo, no abastecimento da região do Baixo Jaguaribe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário