sábado, 8 de abril de 2017

SAÚDE 2017 - Brasileiro come 9 kg de peixe por ano, enquanto OMS recomenda 12 kg


A repórter Marina Araújo foi até o Pará para ver como e quanto os moradores comem de peixe. Às margens do rio Arapiuns, as famílias passam a noite pescando, numa festa chamada “piracaia”. Acari, jaraqui, carauacu, tambaqui, tucunaré e acurimatã são algumas das espécies amazônicas.

Os enlatados são opções boas e práticas, mas prefira a sardinha e o atum embebidos em azeite e com menos sal (observe a quantidade de sódio na embalagem). Os dois – além da truta, da cavala, do linguado, da pescada amarela, do salmão e de outros peixes de água fria – são ricos em ômega 3, uma substância capaz desobstruir as artérias e reduzir em até 30% o risco de um infarto ou derrame.

Só o peixe fresco ou cozido/frito pode ser congelado. Quando você comprar o produto congelado e descongelá-lo, não o recongele. E nunca congele espécies diferentes em um mesmo recipiente. Um dia antes do preparo, retire o peixe do congelador e deixe-o, dentro de uma vasilha, na parte de baixo da geladeira (nunca em cima da pia, pois isso pode aumentar as chances de contaminação).


Consumo semanal de carne por pessoa no país:
Carne bovina – 442,4 gramas (63,2 g por dia)
Aves – 255,5 gramas (36,5 g por dia)
Carne suína – 59,5 gramas (08,5 g por dia)
Pescados – 191,8 gramas (27,4 g por dia)

bemestar

Nenhum comentário:

Postar um comentário