Nesta terça-feira (25), a presidenta Dilma Rousseff afirmou em sua coluna semanal, Conversa com a Presidenta, que o Eixão das Águas – composto por adutoras, estações elevatórias, reservatórios, aquedutos e canais com extensão total de 256 km – é a maior obra de infraestrutura hídrica do Ceará e garantirá o abastecimento de água para 4,2 milhões de pessoas da região metropolitana de Fortaleza nos próximos 30 anos.
“A segurança hídrica é fundamental não só para a vida das pessoas, mas também para toda a atividade econômica da região, incluindo a produção agrícola e a industrial. Para que se tenha uma ideia da importância do Eixão das Águas, um dos seus impactos sobre o desenvolvimento da região será o surgimento de um polo de desenvolvimento hidroagrícola nas áreas de tabuleiro da Bacia do Rio Jaguaribe, promovendo o atendimento a muitos projetos de irrigação”.
Além das obras para aumentar a capacidade de convivência com o semiárido, que estão sendo feitas em todo o Nordeste, Dilma afirmou que o governo também tem executado uma série de medidas emergenciais para enfrentar a atual seca, tais como a construção de cisternas e o pagamento do Bolsa Estiagem e do Garantia Safra.
“Estes mecanismos, juntamente com o Bolsa Família, são responsáveis por não ter havido durante esta seca, saques em supermercados, lojas ou feiras, como ocorria no passado. Precisamos aprender a conviver com a seca, assim como acontece, por exemplo, com as populações que convivem com o rigoroso inverno no norte do planeta. É o que estamos fazendo com essas obras que garantem a segurança hídrica do Estado”.
VIA:AGBRASIL
Nenhum comentário:
Postar um comentário