pesquisados, doenças no fígado foram a principal causa das mortes, seguidas de transtornos neuropsiquiátricos. Cerca de 84% dos casos que levaram a óbito eram de homens.
Um estudo da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelou que o álcool é a causa de aproximadamente 80 mil mortes por ano no continente americano. Na lista dos países com maior número de óbitos ligado ao consumo de bebidas, o Brasil ocupa a 5ª posição.
A pesquisa levou em consideração todas as mortes ligadas à substância entre 2007 e 2009 em 16 países da América do Norte e da América Latina. Os autores declaram que o uso do álcool ocasionou uma médial anual de 79.456 mortes que poderiam ter sido evitadas caso o responsável pela direção tivesse evitado o consumo.
Na maioria dos locais, as doenças que acometem o fígado foram a principal causa das mortes, seguidas de transtornos neuropsiquiátricos. Cerca de 84% dos casos que levaram a óbito eram de homens.
Pessoas com a idade entre 50-69 anos tiveram as taxas mais altas de falecimento por consumo de álcool na Argentina, Canadá, Costa Rica, Cuba, Paraguai e Estados Unidos.
Já no Brasil, os números mudam um pouco e as taxas de mortalidade se distribuem entre pessoas com idade entre 40-49 anos.
Para os responsáveis pelo levantamento, o número de mortes relacionadas ao consumo da substância pode ser diminuido com a ajuda de políticas e intervenções que reduzem a ingestão de bebidas, incluindo restrições à disponibilidade de
produtos, aumento de preços e controle no mercado e na publicidade.
VIA: OMS
Nenhum comentário:
Postar um comentário