domingo, 6 de julho de 2014

COPA 2014 - Médicos analisam fratura na vértebra de Neymar e preveem recuperação

A pancada de Zúñiga que fraturou a vértebra de Neymar foi destrinchada pelo Esporte Espetacular após conversa com médicos especialistas em ortopedia e coluna vertebral, que apresentam agora a visão científica da lesão do craque brasileiro.

O trauma nessa região é mais comum em esportes de alta energia. Em esportes de automobilismo, quedas de motocicleta, no hipismo, a gente tem alguns pacientes. Ou até mesmo em esportes de contato como o rúgbi, ou outros esportes assim. Então essas lesões no futebol são extremamente infrequentes, foi uma infelicidade. Se o impacto fosse no meio, ou mais abaixo, ou mais acima, talvez houvesse apenas um dano muscular. Agora o tempo de consolidação vai durar de 6 a 12 semanas, não tem como apressar isso - afirmou o Dr. Marcelo Wajchenberg, ortopedista especialista em coluna vertebral.

Com base nas imagens do lance é possível estimar que Zúñiga atingiu cerca de 10 km/h no pique que deu até o choque com Neymar. Isso tornou o impacto da joelhada mais forte. Pela literatura médica, o osso fraturado aguenta no máximo 48kg de carga. Na região afetada, uma área muito sensível, o impacto nas costas de Neymar foi superior a 50kg, pouco se comparado a um potente chute de lutadores de MMA que pode chegar à até 306kg de força, mas naquela região causou estrago. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário