sábado, 28 de março de 2015

CEARÁ 2015 - Tremor de terra assusta moradores de Beberibe


Beberibe. Um tremor de terra de 3.0 graus na Escala Ritcher, ocorrido por volta das 23h25 desta quarta-feira, 25, na localidade de Boqueirão do Cesário, neste município, assustou os moradores. Não houve danos materiais. Mas paredes, telhas, janelas e móveis foram sacudidos. Os relatos da população local revelam que houve um intenso estrondo, que foi confundido inicialmente com um trovão.
Na tarde de ontem, técnicos da Comissão Estadual de Defesa Civil (Cedec) e da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil estiveram na localidade participando de uma reunião com os moradores com o objetivo de prestarem esclarecimentos sobre o que são abalos sísmicos e acalmar a população, que teme repetição do tremor de terra.
Os relatos dos moradores são semelhantes. "Estava dormindo e acordei com a grade da janela balançando. O armário também tremeu e houve um estrondo como se fosse um trovão", contou a diretora do Centro de Educação Municipal Betesda, em Boqueirão do Cesário, Dalva Silva, que mora na localidade de Boa Vista. "O tremor foi sentido em toda a vizinhança", disse.
No dia seguinte, na escola, funcionários comentavam a todo instante a experiência sentida com o forte tremor de terra. "Foi rápido, mas foi assustador", contou a secretária escolar, Maria de Jesus Ramos, mais conhecida por Rosângela. "Estava cochilando quando ouvi as paredes e o telhado tremendo", disse. "Abri a veneziana da janela e vi as pessoas do lado de fora, conversando".
O técnico em sismologia, Francisco Brandão, da Cedec, disse que é comum ocorrência de abalos sísmicos no Ceará. "A Defesa Civil do Estado faz o monitoramento e acompanhamento em parcerias com universidades", disse. "O tremor mais recente ocorrido em Boqueirão de Cesário teve magnitude de 3.0 graus na Escala Ritcher e foi percebido pela população, mas não houve relatos de danos materiais". O epicentro foi próximo da localidade e o tremor não foi sentido por moradores de outros locais como Morada Nova, Palhano e da Serra do Félix.
VIA:DIARIONE:DEF.CIVILCE

Nenhum comentário:

Postar um comentário