sexta-feira, 17 de abril de 2015

BRASIL - SAÚDE 2015 - Prefeitura de SP pede ajuda do Exército para combater dengue

O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, afirmou nesta quinta-feira (16) que pediu ajuda ao Exército para combater a dengue na capital paulista. Cinquenta soldados deverão percorrer a cidade e visitar casas junto com os agentes de saúde na procura de focos do mosquito transmissor da doença.
A dengue avança de forma rápida na cidade. São 8.063 casos confirmados neste ano contra 3.183 no mesmo período de 2014. Já são quatro mortes neste ano.
Segundo o prefeito, 80% dos focos estão dentro da residências. “Vamos contar com o apoio do munícipe para abrir sua residência. Assim que tivermos os soldados eles passam a ser treinados pelas equipes da Prefeitura”, disse.
Os cinquenta militares serão treinados pela Secretaria de Saúde no dia 22 de abril. Começam a atuar no dia 23 de abril, no bairro do Limão. De acordo com o chefe da comunicação social do Comando Militar do Sudeste, Ricardo Carmona, eles serão capacitados para identificar focos de dengue e orientar a população.
Nas visitas às residências, um militar vai acompanhar um agente da equipe de zoonoses. A população não é obrigada a aceitar a entrada dos agentes, mas a ideia é que a presença de um militar dê mais segurança aos moradores. Carmona esclarece que, durante as visitas, os militares não estarão armados.
Apesar da medida, o prefeito afirma que a cidade não vive uma situação tão grave como o estado de São Paulo, onde, segundo o Ministério da Saúde, existe uma epidemia da doença. A incidência na capital é de 70 casos por 100 mil habitantes na capital, enquanto que, no estado, está em cerca de 585 por 100 mil habitantes.
VIA:G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário